terça-feira, 1 de maio de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Contração muscular

           Estudando a dinâmica do corpo humano, a parte mais importante a ser analisada é o movimento dos músculos.
           O movimento de cada estrutura corporal depende da ação de fibras musculares interagindo com outros elementos, sejam ossos, cartilagens ou órgãos internos. Esse movimento ocorre devido às contrações musculares. Neste post o estudo estará focado nas contrações dos músculos estriados esqueléticos, que são controlados voluntariamente.

O Músculo

          Os músculos estriados esqueléticos possuem partes menores chamadas feixes que são compostos por fibras musculares (conjuntos de células musculares). Abaixo vemos essa divisão até as fibras.




Proteínas envolvidas

          Dentro de cada célula existe uma grande quantidade de proteínas chamadas actina e miosina, que são as principais responsáveis pelo movimento. Elas interagem entre si, utilizando íons de cálcio como desinibidores, ATP como energia  e as interações entre a "cabeça" da miosina e o corpo da actina para gerar uma pequena movimentação em cada conjunto proteico, como na imagem: 




          Quando não há a presença do cálcio (pequena esfera amarela), um componente desse conjunto, a tropomiosina, não permite o contato da miosina com a actina, interrompendo a contração muscular. Esse componente é responsável pela interrupção do gasto desnecessário de energia, quando a contração não é necessária.




          O ATP é o cone cinza, que reage com a miosina se hidrolisando para fornecer energia para a reação entre a actina e a miosina.



Estímulo motor


          Por último, para que a contração muscular ocorra, existe o fator estímulo, que no caso estudado vem dos neurônios motores que trazem o estímulo voluntário do cérebro para o músculo. Esses neurônios são responsáveis pela delicadeza dos movimentos, já que quanto mais enervadas estão as fibras musculares, mais preciso é o movimento do músculo esquelético.




          Abaixo é disponibilizado um vídeo esquemático da contração muscular, em inglês, para melhor visualização da interação actina-miosina.




Fontes:

Google imagens
                                                                                                    Por Lucas da Silva Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário